Significado de laboratórios de ensino de história de ies públicas sob a concepção da didática da história e educação histórica

Marilu Favarin Marin

Resumo


Pretende um estudo sobre Laboratórios de Ensino de História (doravante denominados LEH), ligados a cursos de graduação em História de Universidades Públicas, que foram criados entre o período de tempo de 1980 a 1990. Este recorte selecionou os LEH das seguintes Universidades brasileiras: Universidade Federal de Santa Maria/RS; Universidade Estadual de Londrina/Pr, Universidade Federal de Uberlândia/MG e Universidade Federal Fluminense/RJ. Entre os objetivos propostos pretende-se: investigar a criação dos  LEH fazendo um estudo comparativo dos mesmos; investigar, relacionar e analisar os produtos gerados pelos LEH no período entre as décadas de 1980 e 2010; e, apresentar discussão sobre quais seriam os fundamentos de uma concepção de LEH a partir de uma didática da história fundamentada na educação histórica, verificando a relação entre teoria e didática da história.

Palavras-chave


Laboratórios de história; Didática da história; Educação histórica

Texto completo:

PDF

Referências


CHAVELLARD, Y. La Transposición Didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. 3. ed. Traducción de Claudia Gilman. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S.A., 2000.

CIARI, B. Práticas de Ensino. Lisboa: Editorial Estampa, 1979, p. 141-147.

EAGLETON, T. A idéia de cultura. Trad. de Sandra Castelo Branco. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Trad. de Joice Elias Costa, 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

FORQUIN, J-C. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U. 1996.

RÜSEN, J. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. Trad. de Marcos Roberto Kusnick. Práxis Educativa. Ponta Grossa, PR, v.1, n.2, p.7-16, jul./dez. 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Currículo do Curso de História da UFSM. Disponível em http://w3.ufsm.br/prograd/bachareladolicenciaturahistoria/curriculo

WILLIAMS, R. Cultura. Trad. de Lólio Lourenço de Oliveira. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p127

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br