O que o cinema pode ensinar sobre a história? Ideias de jovens alunos sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica

Éder Cristiano de Souza

Resumo


Este trabalho traz um relato de investigação realizada com alunos de nono ano (oitava série) do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Araucária, sobre como compreendem o relacionamento entre as produções cinematográficas com temáticas históricas e o aprendizado de História em sala de aula. O processo investigativo configurou-se com a aplicação e análise dos resultados de um questionário com questões abertas direcionadas para a verificação do entendimento dos alunos quanto aos usos, funções e intenções das produções cinematográficas que tratam de temas históricos. Realiza-se também um breve debate a respeito das formas com que os filmes históricos são compreendidos e propostos para o ensino de História. As considerações se estabelecem no relacionamento que se pode fazer entre a análise dos posicionamentos dos alunos quanto aos filmes-históricos e as possibilidades de constituição de um ensino fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação História.


Palavras-chave


Cinema; Ensino de História; Ideias de alunos

Texto completo:

PDF

Referências


CARNES, M. (Org.). Passado Imperfeito. A história no cinema. Rio de Janeiro. Record, 1997.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NASCIMENTO, J. C. Cinema e ensino de História: realidade escolar, propostas e práticas na sala de aula. Fênix. Revista de História e Estudos Culturais, v. 5. Ano 5, n. 2. abr./jun. 2008.

ROSENSTONE, R. A. El pasado en imágenes: el desafío del cine a nuestra idea de la historia. Barcelona: Ariel, 1997.

RÜSEN, J. Studies in metahistory. Pretória: Human Scienses Research Council, 1993.

RÜSEN, J. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão Rezende Martins. Brasília: Editora da UNB, 2007.

SALIBA, E. T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In: FALCÃO, A. R.; BRUZZO, C. (Org.). Lições com cinema. São Paulo: FDE, 1993. p. 87- 108.

SCHMIDT, M. A. Literacia Histórica: um desafio para a educação histórica no Século XXI. História & Ensino, Londrina, v.15, p.9-21, ago. 2009a.

SCHMIDT, M. A. Cognição histórica situada: que aprendizagem histórica é esta? In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009b. p. 21 – 51.

SOBANSKI, A. Q.; CHAVES, E. A.; BERTOLINI, J. L. S.; FRONZA, M. Ensinar e aprender História: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base Editorial, 2009.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: opacidade e transparência. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br