Leitores e leituras em aulas de história: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Luísa T. Aula de história: cultura, discurso e conhecimento. 2006. 280 f. Dissertação (mestrado em Educação) – UFMG, Belo Horizonte, 2006.
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 5 ed., São Paulo: Papirus, 2000.
BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. In BITTENCOURT, C. Org.). O saber histórico na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 69-90.
BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 77-106.
CHARTIER, R. As revoluções da leitura no ocidente. In ABREU, M. (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 19-31.
DENIPOTI, C. A magna causa da educação. In XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - SUJEITO NA HISTÓRIA: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES. v. 2., São Paulo: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1998. p. 85- 109.
GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 107-116.
MUNAKATA, K. Livro Didático: Produção e Leituras. In: ABREU, Márcia. (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 577-594.
PROJETO ARARIBÁ: História. Moderna: São Paulo, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p7
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.