Leitores e leituras em aulas de história: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p7Palavras-chave:
Manuais Didáticos, Apropriações de lieturaResumo
Este texto é o resultado de uma pesquisa, iniciada em 2008, cujo objetivo era estudar as práticas de leitura do livro didático de História por professores e alunos. A partir do diálogo com autores relacionados à História da Leitura e com as ideias de Michel de Certeau, desenvolvidas, principalmente, na obra A invenção do cotidiano, as práticas de leitura são apresentadas como práticas inventivas e criativas no cotidiano da sala de aula. Para o estudo da leitura, foi realizado um trabalho amplo, envolvendo a observação das aulas de História, a aplicação de questionários, entrevistas e a análise do livro didático utilizado. Para efeito comparativo, a pesquisa foi realizada com dois professores e duas turmas de 8ª série (9º ano) do ensino fundamental de escolas diferentes e que utilizavam o mesmo livro didático. As conclusões permitiram constatar a existência de uma tensão entre o professor, o aluno e o livro didático em que a “credibilidade” atua como elemento fundamental das práticas de leitura do livro didático.Métricas
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 5 ed., São Paulo: Papirus, 2000.
BITTENCOURT, C. Livros didáticos entre textos e imagens. In BITTENCOURT, C. Org.). O saber histórico na sala de aula. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 69-90.
BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar: 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 77-106.
CHARTIER, R. As revoluções da leitura no ocidente. In ABREU, M. (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 19-31.
DENIPOTI, C. A magna causa da educação. In XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - SUJEITO NA HISTÓRIA: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES. v. 2., São Paulo: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1998. p. 85- 109.
GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. p. 107-116.
MUNAKATA, K. Livro Didático: Produção e Leituras. In: ABREU, Márcia. (Org.). Leitura, História e História da Leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 577-594.
PROJETO ARARIBÁ: História. Moderna: São Paulo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.