Saber histórico de professores nas séries iniciais: algumas perspectivas de ensino em sala de aula
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir os primeiros resultados da pesquisa realizada no mestrado em educação pela Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa consiste em tentar perceber como os professores das series iniciais mobilizam os saberes teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar destes professores. A pesquisa está sendo realizada com professores de primeira a quarta série de uma escola municipal, radicada no município de Cambé. O modelo de pesquisa será qualitativo de investigação, pois este "[...] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes" (ANDRÉ, 1986, p.13). A pesquisa se encontra em estágio de cruzamento de dados levantados e conclusão, neste artigo iremos discutir os resultados colhidos no teste piloto realizado em uma escola particular do município de Londrina com professores das séries iniciais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CAINELLI, M. Educação Histórica: Perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar em Revista, Curitiba, p.57-72, 2006. Número especial
CHARLOT, B. Da revolução com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas SuL , 2000.
LEE, P. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé: compreensão da vida no passado. In: BARCA, I. (org). Educação histórica e museus. Actas das 2as. jornadas internacionais de educação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2003.
NUNES, S. C. Oensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental. Caderno de História, Uberlândia, v.12/13, p.79-102, set. 92/ago.93.
OLIVEIRA, S. R. F. O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e a pedagogia. História & Ensino, Londrina, v. 9, p. 259-272, out. 2003.
RÜSEN, J. Didática da História: Passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão, Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR. V 1, n, 2, juL-dez, 2006.
RÜSEN, J. Razão Histórica, Teoria da História: Os fundamentos da ciência histórica, Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.
RÜSEN, J. Reconstrução do Passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasíl: Ed. Universidade de Brasília, 2007.
SHIMIDT, M. A. Construindo conceitos do ensino de história: "A captura lógica" da realidade social. História & Ensino, Londrina v.5, p, 147-163, out. 1999.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p145
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.