A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p133

Palavras-chave:

Educação histórica, Didática da história, Narrativas históricas.

Resumo

Os objetivos traçados para o presente trabalho foram: i) analisar a produção de narrativas históricas de jovens do ensino médio, a partir do conteúdo proposto e da utilização de um documento histórico; ii) consolidar a proposta de professor-pesquisador. Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de um Colégio Público, em Curitiba. O tema escolhido foi à Imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas. A primeira, de aplicação dos conhecimentos prévios aos alunos. A segunda etapa foi a de intervenção nas idéias históricas dos alunos, e a terceira, a aplicação do instrumento de metacognição, a qual possibilitou uma comparação com os conhecimentos previamente identificados. Este estudo exploratório está inserido no debate sobre a relação entre a Didática Específica e a ciência de referência, e também na perspectiva da Educação Histórica. Conclui-se que o presente trabalho foi importante como experiência empírica de utilização de uma concepção de ensino e aprendizagem referenciada na Educação Histórica e na ciência de referência, e centrada nos elementos da cognição histórica situada; também que, os resultados qualitativamente analisados demonstraram a possibilidade dos jovens alunos pensarem historicamente por meio da intervenção nas idéias históricas previamente verificadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BARCA, I. Investigação em Educação Histórica: possibilidades e desafios para a aprendizagem histórica. In: SCHMIDT, M. A; GARCIA, T. M. F. B. (orgs). Perspectivas de investigação em educação histórica: atas das VIjornadas internacionais de educação histórica. Curitiba: Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2007. V. 1, p. 26-42.

FERRO, M. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: Ibrasa, 1983.

GAGO, M. Um olhar acerca da multiperspectiva em História: idéias de alunos entre os 10 e os 14 anos. In: SCHMIDT, M. A; GARCIA, T. M. F. B(orgs). Perspectivas de investigação em educação histórica: atas das VIjornadas internacionais de educação histórica. Curitiba: Editora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2007. v.1, p68-88.

LEE, P. Putting principies into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.; DONOVAN, M. S. (Eds.). How students leam: history, math andscience in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005.

MÉSZÁROS, R. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

RATS, J. Hacia uma definición de la investigación em didáctica de las ciências sociales. Ensefianza de las Ciências Sociales: Revista de Investigación, Barcelona, n. 1, p. 81-89, mar. 2002.

RÜSEN, J. História viva. Brasília: UNB, 2007.

RÜSEN, J. Razão histórica. Brasília: UNB, 2001.

RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Brasília: UNB, 2007.

CHMIDT, M. A. Trajetórias da investigação em didática da História no Brasil: a experiência da Universidade Pederal do Paraná. 2008.

SILVA. M. (org.) Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984

Downloads

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Rodrigues Júnior, O. (2008). A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório. História & Ensino, 14, 133–144. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p133

Edição

Seção

Artigos