Pontes, jabuticabeiras, princípios pedagógicos e o ensino de história

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Resumo


Este texto, a partir de uma análise comparativa com outro artigo publicado no primeiro volume desta Revista em 1995, apresenta reflexões sobre princípios pedagógicos importantes para o ensino de História. Abordam-se princípios mais amplos como: a importância de se direcionar o olhar para outros lugares, outras lógicas, outras possibilidades, a idéia da necessidade de construir possibilidades, alternativas para se locomover de um lugar ao outro no campo do conhecimento e, a compreensão de que a educação é um processo lento. Abordam-se também alguns princípios fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da História no contexto escolar como: a importância da interdisciplinaridade, da valorização do conhecimento prévio e da postura investigativa.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Ensino de história; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDER-EGG, E. Interdisciplinaridad em eclucación. Buenos Aires: Editora Magistério, 1994.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING,.R. R. Como as pessoas aprendem: Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora do SENAC. 2007.

CABRINI, C. et al. O ensino cle História: revisão urente. São Palllo: Brasiliense, 1917.

CAINELLI, M. R. Apresentação da Revista História e Ensino. História & Ensino, Londrina, v. 1, p. 5, 1995.

FAZENDA, I. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In: ALVES, N. R. L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: D&a, 2000.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LE GOFt; J. AHistória Nova. São Paulo: Martins Fontes. 1990.

NIDELCOH; M. T. Aescola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1980.

NOSELLA, M. L. C. D. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo: Ed. Moraes, 2002.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira. Ainterdisciplinaridade e o ensino de História. História & Ensino, Londrina, v. 1, p. 107-116, 1995.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973.

PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto. 1988.

ZAMBONI, E. (org.). Caderno Cedes: Aprática do ensino de História. São Paulo: Contexto. 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br