Livros didáticos de história: o passado sempre presente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131Palavras-chave:
Livro didático de história, Disciplina história, Educação histórica.Resumo
Esse estudo trata da relação entre a disciplina escolar e o livro didático de História. Parte do pressuposto de que para analisar a história do ensino de história é importante considerar as teorias e métodos historiográficos e as concepções pedagógicas da época. Aborda as reformas educacionais que estabeleceram a matéria história como disciplina escolar nos currículos brasileiros e as alterações nos manuais de história, especialmente aqueles avaliados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD nos últimos 15 anos. Por fim, apresenta uma tendência recente que aparece nas coleções de História: a educação histórica.
Métricas
Referências
CHIANCA, R. B.; TEIXEIRA. F. M.P. Pensar e Viver: história. São Paulo: Ática, 2008.
LIMA, M. História crianças. São Paulo: 2008.
MELANI, M. R. Projeto Pitanguá: história. São Paulo: Moderna, 2008.
OLlVEIRA, M. C. C. Ler o Mundo. São Paulo: Scipione, 2008.
PINElA, T.; GIARETA, L. A. De olho no futuro: história. São Paulo: FTD, 2008.
URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A. Eu conto história. Curitiba: Base Editora, 2008.
ZAMBONI, E.; CASTELAR, S. História. São Paulo: Saraiva, 2008. (Coleção Curumim).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.