Livros didáticos de história: o passado sempre presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Palavras-chave:

Livro didático de história, Disciplina história, Educação histórica.

Resumo

Esse estudo trata da relação entre a disciplina escolar e o livro didático de História. Parte do pressuposto de que para analisar a história do ensino de história é importante considerar as teorias e métodos historiográficos e as concepções pedagógicas da época. Aborda as reformas educacionais que estabeleceram a matéria história como disciplina escolar nos currículos brasileiros e as alterações nos manuais de história, especialmente aqueles avaliados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD nos últimos 15 anos. Por fim, apresenta uma tendência recente que aparece nas coleções de História: a educação histórica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

CHARLlER, A. M.; SIMIELLLI, M. H. Asas para voar: história. Sào Paulo: Ática, 2008.

CHIANCA, R. B.; TEIXEIRA. F. M.P. Pensar e Viver: história. São Paulo: Ática, 2008.

LIMA, M. História crianças. São Paulo: 2008.

MELANI, M. R. Projeto Pitanguá: história. São Paulo: Moderna, 2008.

OLlVEIRA, M. C. C. Ler o Mundo. São Paulo: Scipione, 2008.

PINElA, T.; GIARETA, L. A. De olho no futuro: história. São Paulo: FTD, 2008.

URBAN, A. C.; SCHMIDT, M. A. Eu conto história. Curitiba: Base Editora, 2008.

ZAMBONI, E.; CASTELAR, S. História. São Paulo: Saraiva, 2008. (Coleção Curumim).

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Stamatto, M. I. S. (2009). Livros didáticos de história: o passado sempre presente. História & Ensino, 15, 131–157. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p131

Edição

Seção

Artigos