Do conteúdo à recepção: o guia do livro didático de história (2005/2008)

Júlia Helena Simões Moreira, Júnia Sales Pereira

Resumo


O presente artigo trata das mudanças pelas quais passou o Guia do Livro Didático de História de 2005 e de 2008, sejam elas relacionadas a aspectos estruturais ou específicos do conhecimento histórico e pedagógico. Trata também da recepção desse guia por professores da Educação Básica, com abordagem de usos que os docentes fazem deste impresso, assim como quais são os fatores que influenciam e/ou interferem no processo de escolha do livro didático de História.


Palavras-chave


PNLD; Guia do livro didático de história 2005/2008; Usos do guia; Processo de escolha do livro.

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, A. A. G.; VAL, M. G. C. (org). Livros de alfabetização do português: os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia do Livro Didático 2005: História (5ª a 8ª series). Brasília: Millistério da Educação, 2006.

CASSIANO, C. C. F. Aspéctos políticos e econômicos do livro didático de História e suas implicações curriculares. História. São Paulo, v. 23, p. 33-48, 2004.

MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R. O livro didático de história hoje: um panorama a partir PNDL. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, 2004.

SIMAN, L. M. C.; PERElRA, J.; SILVA, M. A. Livros didáticos de História: processos de escolha, atores, cenários e tramas . Belo Horizonte: UFMG,

SIMAN, L. M. C.; PEREIRA, J. S. ; SILVA, M. A. Livros didáticos de História: o que “guia” as escolhas dos professores. In: LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 2007, São Paulo. Livro Didático... São Paulo: Ed. USP, 2007. p. 1814-1831.

SIMÕES, J. M.; MOREIRA, V. C. Escolhas e usos de livros didáticos de história. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, 2007 (Projeto de Pesquisa).




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p67

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br