Memórias e práticas no ensino e pesquisa de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p51

Palavras-chave:

Ensino de história, Saber escolar, Saber docente.

Resumo

O texto visa socializar os resultados e problemas enfrentados no projeto Saber Escolar: memórias e práticas de professores de Historia da rede municipal da cidade de São Paulo que coordeno desde 2005 na PUC/SP. Explicitarei a problemática, objetivos e metodologia centrando-me na pesquisa realizada em 2007, na subprefeitura de Vila Nova Cachoeirinha e Casa Verde.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helenice Ciampi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da PUC/SP. 

Referências

CHERVE, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, v.2, p. 177- 229, 1990.

CIAMPl, H. O desafio da historia local. In: MONTEIRO, A.; GASPARELLO, A.; MAGALHÃES, M. S. (org.). Ensino de !listoria: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007. p.199-214.

MEIHY, J. C. Sebe Bom: Manual de história oral. 5.ed. São Paulo: 2005.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

RICOEUR. P. A memória, a história: o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.

SAMUEL, R. Teatros de Memória. Projeto História. São Paulo, 1997, p. 41

SEIXAS, J.A. Os tempos da memória: (des) continuidade e projeção. Uma reflexão (in) atual para a história. Projeto de História, São Paulo, n. 24, p. 43-63, 2002.


TARDIE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, Porto Alegre, n.4, 1991.

TARDIE, M. Saberes Docentes eFormaçlio Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, P. Introdução, costume ecultura: costumes em comum, estudos sobre cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

THOMPSON, P. Hislória oral e contemporaneidade. História Oral, São Paulo, n. 5, p. 9-29, 2002,

WARDE, M. J.; CARVALHO, M. M. C. Política e Cultura naprodução da História da Educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação: Revista de Ciências Sociais e Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 7, p. 9-33, 2000.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Ciampi, H. (2009). Memórias e práticas no ensino e pesquisa de história. História & Ensino, 15, 51–66. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p51

Edição

Seção

Artigos