O ensino de história regional nos anos iniciais da educação básica

Elison Antonio Paim, Jussara Odete Correa

Resumo


As reflexões expressas neste artigo são originárias de pesquisa realizada com professores de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual no município de Caxambu do Sul – SC. Buscamos como ocorre o ensino de história, especialmente os temas locais e regionais. Inicialmente, fazemos algumas considerações sobre o ensino de história regional, bem como, expressamos o que entendemos por região. Num segundo momento, apresentamos o grupo de professoras entrevistadas e como elas trabalham com história em suas aulas.


Palavras-chave


Ensino de história; História regional; Educação básica.

Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, J. História eRegião: reconhecendo econstruíndo epaços. In: SILVA, M. A. República em Migalhas: História Regional e Local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

CEIUU, L. F. Regionalismo eEnsino de História. In: BITENCOURT, C. M. (org.). Anais do 2º Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Palo: FEUSP, 1996.

CÔGO, A.L. Operfil do profissional que. ensina Ilistória de la a 4ª série no eixo Ilhéus-Itabuna (1997-1998). In: BITENCOUT, C. M. (org.). Anais do 2° Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.

FLORES, M. B.R.; SERPA, E. C. A hermenêutica do vazio: fronteiras, regição brasilidade na viagem do governador ao Oeste de SC. In: Projeto História – Espaço e Cultura. São Paulo: Educ, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz eTerra. 3.ed. 1994.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 29.ed. São Paulo: Cortez, 1994.

FUCKNER, C. M. O ensino de história nas séries iniciais. In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (Org.). Anais do III Encontro Perspecitivas do Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos, 1999. p. 174-178.

GALZERANI, M. C. B. A produção de saberes históricos: saberes locais x saberes locais. Reivsta do Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, n. 2, p. 53-57, 2001.

GALZERANI, M. C. B. História local e ensino de história. In: BITENCOURT, C. M. (Org.). .). Anais do III Encontro Perspecitivas do Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos, 1996.

MACHADO, I. A P. O currículo de história. In: DIEHL, A. A. (org.). O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: EDIUPE, 1999.

MANIQUE, A. P.; PROENÇA, M. C. Didactica da história: patrimônio e história local. Lisboa: Texto Ed. 1994.

MARCON, T. História regional: uma experiência em construção. In: Anais do VI Encontro de Cientistas Sociais – Sobre a Problemática Regional Aportes para o Futuro. Sedigraf: Ijuí-RS, 1996

MARTINS, P. H. O Nordeste e a questão regional: os equívocos do debate. In: SILVA, M. A. República em Migalhas: história Regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

MATIOSO, J. A escrita da História. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto - Portugal: Porto, 1991.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto - Portugal: Porto, 1992

PAIM, E. A. Considerações Acerca do Ensino História Regional e LocaL. Chapecó: Argos, 2003. (Série Interdisciplinar, n° 52)

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetfos curriculares nacionais: ensino de Quinta a Oitava Brasília, 1998

PORTELLI, A.O que faz a história oral diferente. São Paulo: EDUC, 1997, p.25-39. Projeto História, n.14.

PRIORI, Â. Desvendando as redes da memória local: ensino de história evida cotidiana. In: SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (org). Anais do III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br