Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p9

Palavras-chave:

Literacia histórica, Educação histórica, Cognição histórica.

Resumo

Esse artigo pretende realizar uma sistematização do conceito de literacia histórica. Para isto, tomou-se como referência algumas considerações filosóficas sugeridas, entre outros, por Lee, Oakeshoot e Rusen. A idéia de literacia histórica surgiu a partir dos estudos sobre consciência histórica. Conforme Peter Lee tem afirmado, esse conceito é importante para o desenvolvimento de competências históricas, como a interpretação e orientação temporal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná, pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Professora titular da Universidade Federal do Paraná.

Referências

BARCA, I. Educação histórica: uma nova área de investigação. In. ARIAS, J. M. (org). Dez Anos de pesquisas em ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.

CHARL0T, B. Da relação com o saber Porto Alegre:Artmed, 2000.

BRANSFOR, A.; BROW, A. L.; COCKING, R.R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007.

DUBET, F. El declive de la institución. Barcelona: Gedisa, 2006

DUBET, F.; MARTUCCELLI, D. Em la escuela: sociologia de la experiencia escolar. Madrid Losada, 1998

FARIA, J.H.; MENEGHETTI, F.K. O seqüestro da subjetividade e as novas formas de controle psicológico no trabalho: uma abordagem crítica ao modelo toyotista dt pi•odução. Campinas: ENANIPAD, 2001.

LEE, P. Educaçao histórica, consciência histórica e literacia histórica. In.BARCA, l.(org.). Estudos de consciencia histórica na Europa, Ásia e África. Braga: Uminho. 200 8.

LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Revista Educar; Dossiê Educação Histórica, Curitiba, 2006.

LEE, P. History in the classroom. In: How Students Learn. Washington: TlJe national academies press, 2005.

MAGRIS, C. Contradições paralisam aEuropa. Entrevista ao Jornal “OEstado de São Paulo”, São Paulo, 2009. Caderno Cultura, p.6.

MORAES, M. C. M. Recuo da teoria. In: MORAES, M.C.M. (Org.). Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

OAKESHOTT, M. Sobree aHistoria. Rio de Janeiro Topbooks, 2003.

RUSEN,J. Razao histórica. Brasília: UnB, 2001.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Schmidt, M. A. (2009). Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História & Ensino, 15, 9–21. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p9

Edição

Seção

Artigos