Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula

Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado

Resumo


O documentário “Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau” nasceu da necessidade de inserir o debate sobre a história e a cultura afro-brasileira na sociedade, necessidade esta ampliada com a aprovação da lei 10.639, que torna obrigatória a discussão na sala de aula. Foi necessário problematizar o tema da identidade e diferença para não cairmos nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do mosaico cultural contemporâneo, utilizando recursos pautados da retórica da tolerância das diferenças. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sala, para compreendê-la como uma construção linguística, e por isso, no campo das relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos quais as diferenças se organizam. Esta discussão é urgente em uma cidade como Blumenau/SC onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e culturais. Falar de identidade afrobrasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário, das margens dos territórios, e, sobretudo, indicar os limites e incoerências que todo discurso identitário carrega consigo.

 


Palavras-chave


Identidade; Diferença; Cultura Negra; Ensino de História

Texto completo:

PDF

Referências


LUCINI, M.; OLIVEIRA, S. R.F.; MIRANDA, S. R. Na Esteira da Razão Histórica: olhares e diálogos com a obra Jörn Rüsen. In ZAMBONI, E. (Org.). Digressões sobre o Ensino de História: memória, história oral e razão histórica. Itajaí: Ed. Maria do Cais, 2007.

MARTINS, J. E. A cor errada de Shakespeare. Blumenau: Odorizzi, 2006. 328 p.

SILVA, C. F. ; MACHADO, R.; LESSA, F. Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau. 2008. (Documentário)

SILVA, T. T. (Org.); HALL, S. WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SILVA, T. T. (Org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br