História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p167Palavras-chave:
Ensino de História, Memória, StalinismoResumo
Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio na turma na qual realizei o estágio obrigatório da disciplina Estágio com Docência em História IIII da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A proposta da disciplina era aliar ensino e pesquisa. O tema escolhido para investigação e análise através do presente artigo foi a manipulação fotográfica ocorrida no governo de Stálin. Este trabalho apresenta uma interpretação acerca das respostas dos alunos quando questionados sobre o motivo de tais intervenções e se é realmente possível apagar alguém da História. Expõe, ainda, a relação que os estudantes travaram entre Memória e História e discute a importância do ensino de História em contribuir para o aperfeiçoamento da consciência histórica.
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