A entrevista mediada como estratégia metodológica no ensino de história

Wilian Carlos Cipriani Barom

Resumo


O presente artigo busca demonstrar a funcionalidade de preposições de dois campos teóricos distintos e, dessa forma, contribuir com a didática da História. O conceito de cultura foi reivindicado, assim como seus correlatos no que se referem às diversidades culturais, e do campo das Representações Sociais, o conceito de núcleo figurativo. Numa tentativa de diálogo entre estes campos teóricos, a metodologia da entrevista mediada foi colocada em questão na intenção de medir seus limites e possibilidades. Buscou-se identificar em que medida ela colabora na transformação das ideias inicias, ou nos núcleos figurativos, dos alunos de araucária, do estado do Paraná, no que se referem aos alunos de Manaus, do estado de Amazonas. Esta pesquisa resultou de uma viagem realizada à Manaus em setembro de 2010.


Palavras-chave


Etnocentrismo; Representações Sociais; Didática da História

Texto completo:

PDF

Referências


ABRIC, J. C. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

BAROM, W. C. C.; CERRI, L. F.. Educação e cultura no ensino de História do Paraná. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 6, p. 492-509, 2011.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2002.

JODELET, D. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

KUPER, A. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru: Edusc, 2002.

KUSNICK, M. R. A filosofia cotidiana da história: uma contribuição para a didática da história, 2008, 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Ponta Grossa, Paraná.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 30.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br