Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental

Edlene Silva

Resumo


Este artigo analisa as representações sobre a Idade Média presentes em alguns dos manuais escolares produzidos no Brasil após o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) implementado em 1996. Busca ainda entrever as distâncias e aproximações entre o saber acadêmico e o saber escolar, além de possíveis rupturas e permanências no olhar pejorativo sobre a Idade Média, que se mantém presente no ensino de História nas escolas brasileiras. 


Palavras-chave


Livro didático; Ensino de História; PNLD; Idade Média

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, E. O teatro dos vícios: transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

BITTECOURT, C. M. F. O livro didático não é mais aquele. Revista Nossa História, ano I, n. 2, dezembro de 2003, p.52-54.

BITTECOURT, C. M. F.Ensino de História fundamentos e métodos, São Paulo: Cortez, 2004. BLOCH, M. Os reis taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio França e Inglaterra. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

BONNASSIE, P. Dicionário de História Medieval. Lisboa: D. Quixote, 1985.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2008: História/Ministério da Educação. — Brasília: MEC, 2007. 124 p. — (Anos Finais do Ensino Fundamental).

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais:/História/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

CESARE, M. Grandes Pecadores, Grandes Catedrais. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

COELHO, M. F. A justiça d'além-mar. Lógicas jurídicas feudais em Pernambuco (séc. XVIII). Recife: Ed. Massangana/Fundação Joaquim Nabuco, 2009.

FERREIRA, M. de M. Desafios do ensino de História. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FVG, v. 21, n. 41, p.79-94.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRANCO JR, H. As Cruzadas – Guerra Santa entre Ocidente e Oriente. 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

FISCARELLI, R. B. de O. Material Didático e prática docente. In: Encontro Iberoamericano de educação. Alcalá de Henares, 2006.

KAMEL, A. O que ensinam às nossas crianças. Artigo de opinião em O Globo – 18/09/2007.

KAMEL, A. Livro didático e propaganda política. Artigo de opinião em O Globo - 01/10/2007

KOLING, P. J. O ensino de História da América na educação básica reflexões a partir de manuais didáticos e obras utilizadas em escolas públicas no Oeste do Paraná. In: Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, Vitória, 2008. LE

GOFF, J. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1995a.

GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. v 1., Lisboa: Editorial Estampa, 1995b.

LOPEZ, R. S. Nascimento da Europa. Lisboa, Rio de Janeiro, Edições Cosmos, 1965.

MACEDO, J. R. Repensando a Idade Média no Ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

MELLO, J. R. As Cruzadas. Série Princípios. São Paulo: Editora Ártica, 1989.

MELO, C. F. C. B. de. Senhores da História e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de História na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2008.

MIRANDA, S. R., LUCA, T. R. de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.24, n. 48, p.123-144, 2004.

MONTEIRO, A. M.. Professores e manuais didáticos: narrativas e leituras no ensino de história. Rio de Janeiro Ed. FGV, 2009.

NUNES, R. A. da C. História da Educação na Idade Média. São Paulo, EDUSP, 1979.

PERNOUD, R. A Mulher nos Tempos das Cruzadas. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 1993.

PERNOUD, R. Idade Média: o que não nos ensinaram. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

PERNOUD, R. Luz sobre Idade Média. Sintra: Europa-América, 1981.

PEREIRA, N. M.; GIACOMONI, M. P. Possíveis Passados: representações da Idade Média no Ensino de História. Porto Alegre: Zouk, 2008.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e vida integrada. 4. vols. 2 ed., São Paulo: Ática, 2007.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida. 4. vols. 1.ed. São Paulo: Ática, 1989.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida integrada. Nova edição reformada e atual. São Paulo: Editora Ática, 2 ed., 2006.

PILETTI, C.; PILETTI, N. História e Vida: das origens da humanidade à Idade Média. v.3. São Paulo: Editora Ática, 25 ed., 2001.

SCHIMIDT, M. Nova História Critica. São Paulo: Nova Geração, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br