História e investigação na escola: a experiência de formação do professor-pesquisador

Autores

  • Crislaine Barbosa de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p339

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de História, Professor-pesquisador

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de um projeto de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação. Partimos do pressuposto da necessidade e viabilidade da formação do professor-pesquisador. As experiências em prol de tal formação foram desenvolvidas em atividades de estágio supervisionado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalhamos com orientação teórica acerca de pesquisa educacional com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação dos licenciandos tendo como foco o ensino de História. Apesar deste processo de formação tomando por base a pesquisa ser recente e ainda está em andamento, houve alunos que já apresentaram suas pesquisas em eventos e publicações da área. A proposta tem enfrentado diferentes entraves. Contudo, os resultados positivos mostram-se reais.

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Biografia do Autor

Crislaine Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2011-09-09

Como Citar

Azevedo, C. B. de. (2011). História e investigação na escola: a experiência de formação do professor-pesquisador. História & Ensino, 17(2), 339–359. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p339

Edição

Seção

Artigos