Chamada de Artigos - Dossiê Avaliação das Aprendizagens em História: práticas, teorias e políticas

CHAMADA DE ARTIGOS PARA COMPOR O DOSSIÊ:

 

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM HISTÓRIA:

PRÁTICAS, TEORIAS E POLÍTICAS

 

 

Coordenadores:

Juliana Alves de Andrade (UFRPE)

Marcus Leonardo Bomfim Martins (UFJF)

 

Previsão de publicação: 15 de Dezembro de 2022

 

 

Apresentação:

 

            A Revista História & Ensino, vinculada ao Laboratório de Ensino de História e ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina, divulga chamada de artigos para compor o dossiê “Avaliação das aprendizagens em História: práticas, teorias e políticas”. Informamos abaixo o detalhamento da proposta bem como os prazos e procedimentos para submissão.

 

 

Ementa:

 

O campo do Ensino de História, nos últimos 30 anos, consolidou-se enquanto espaço político e de investigação sobre variadas temáticas que interpelam o conhecimento histórico em contexto escolar. A questão da avaliação, no entanto, vem ainda angariando espaços nos estudos desse campo. Defendemos a necessidade de o campo ampliar a discussão sobre a avaliação, pois trata-se de um tema/objeto central no processo de escolarização dos diferentes sujeitos.

Nesse sentido, propomos um dossiê intitulado “Avaliação das Aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas”, que está aberto a receber trabalhos de estudiosos e pesquisadores/as que apresentem seus resultados de pesquisas, reflexões epistemológicas, discussões metodológicas e pedagógicas.  O dossiê tem a intenção de reunir um conjunto de reflexões que interpelem, dentre outras questões, o que é indispensável em uma avaliação de História, considerando os sentidos de aprendizagem mobilizados; o papel dos conteúdos, dos valores e das experiências particulares em uma avaliação dessa disciplina; as implicações para o ensino e a aprendizagem da História produzidas pelas avaliações de larga escala em contextos municipais, estaduais, nacionais e internacionais; as práticas avaliativas que têm se hegemonizado nas aulas de História e as concepções de avaliação que as orientam; os limites e as possibilidades de uma avaliação no âmbito dessa disciplina.

 

Submissões:

 

ü  As submissões devem ser realizadas diretamente no sistema da revista, no link: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/index

ü  As normas e critérios para submissão dos artigos devem seguir rigorosamente o previsto na aba “Diretrizes para autores” do site da revista;

ü  Serão aceitos artigos individuais de pesquisadores/as com titulação mínima de Mestre;

ü  Graduados e mestrandos podem submeter artigos, desde que em coautoria com outro(a) pesquisador(a) com titulação mínima de Doutor(a);

ü  Os artigos serão avaliados por pelo menos dois pareceristas, seguindo os trâmites normais de avaliação da revista;

ü  No ato da inscrição, é necessário indicar que o artigo se destina à seção dossiê, já identificada com o título da presente proposta;

 

Cronograma:

 

×          De 01/11/2021 a 30/04/2022 – Período para recebimento das submissões;

×          De 01/05/2022 a 30/09/2022Período de realização das avaliações;

×          Até 01/10/2022 Divulgação dos trabalhos aceitos, através do e-mail dos autores.

×          De 01/10/2022 a 01/12/2022 Período de ajustes, revisão e formatação dos textos para publicação;

×          15/12/2022 Data prevista para publicação do v.28, n.2 da revista, do qual fará parte o Dossiê em questão.

 

 

Importante: Os/as autores/as devem acompanhar o processo avaliativo e editorial no sistema da revista e estarem atentos aos e-mails recebidos, seguindo rigorosamente os prazos informados pelos editores para ajustes no conteúdo e na formatação dos textos, bem como para o fornecimento de informações e demais solicitações. Atrasos nesses procedimentos poderão inviabilizar a publicação dos artigos.

 

Demais informações podem ser solicitadas através do e-mail: labhis@uel.br.

 

 

Londrina, 06/10/2021.

 

 

 

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Eder Cristiano de Souza

Editor-Gerente