Sobre a Revista

Foco e Escopo

O campo de discussão da Revista História & Ensino engloba: ensino de história; educação histórica;  metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; Didática da História;construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica); estágio de História; ensino de História extraescolar; História da Educação; currículo de História (escolar ou acadêmico); cognição histórica; relações entre Ensino de História e História Pública; formação do professor de História.

Entende que os artigos devem veicular resultados de pesquisas e que os relatos de experiências didático-pedagógicas devem ser fundamentados em termos teóricos e metodológicos. DEVEM SER INÉDITOS.

Destina-se aos alunos do curso de História, professores de História de todos os níveis de ensino, pesquisadores voltados para o ensino de História.

A Revista História & Ensino aceita contribuições em português, inglês e espanhol, no que diz respeito aos artigos de fluxo contínuo, às entrevistas, às traduções e às resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 02 (dois) e, no exterior, nos últimos 03 (três) anos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com avaliação dupla, tripla em caso de discrepancia, realizada por Consultores, todos doutores ou mestres conhecedores da área.

A Revista incluirá as seguintes seções:
  • Artigos de fluxo contínuo
  • Entrevistas: realizadas com personalidades e/ou acadêmicos com produção relevante, vinculados ao ensino de História
  • Laboratório: artigos de alunos da pós-graduação que estão iniciando a pesquisa sobre ensino de História.
  • Traduções: artigos referentes ao ensino de História traduzidos
  • Resenhas: de livros publicados no Brasil nos últimos 02 (dois) e, no exterior, nos últimos 03 (três) anos

Periodicidade

Originalmente, a publicação impressa era anual. Atualmente, unicamente em versão eletrônica, tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista História & Ensino é publicada desde 1995, originalmente era uma publicação vinculada ao Laboratório de Ensino de Historia. Foi criada pela Profª Drª Marlene Cainelli, professora aposentada do Departamento de História da UEL. Foi a primeira revista científica do país a abordar o ensino de história.

Inicialmente era destinada aos graduandos do curso de História e aos professores de História do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao longo de sua trajetória tornou-se um importante veículo de divulgação da pesquisa sobre ensino de história sem deixar de estabelecer um elo e um espaço de discussão entre os três níveis de ensino.

A Revista História & Ensino era parte das ações do Programa de Extensão Laboratório de Ensino de História e agora se vincula ao Programa de Pós-Graduação em História Social, na Linha de Pesquisa em Ensino de História.