O conforto térmico na perspectiva da Climatologia Geográfica

Autores

  • Débora Moreira de Souza UNICAMP
  • Jonas Teixeira Nery UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p65

Palavras-chave:

Climatologia Geográfica, Conforto térmico, Conceitos, Metodologias

Resumo

Grandes avanços teóricos, conceituais e metodológicos foram obtidos pela Climatologia Geográfica desde a década de 1930, oferecendo, desde então, estratégias para o aproveitamento adequado do potencial de cada clima em específico, principalmente no que tange ao conforto térmico. Dentro deste contexto, o presente artigo se propõe a resgatar historicamente a importância da Climatologia, sobretudo da Climatologia Urbana, para o ordenamento territorial, bem como analisar as diferentes concepções teóricas, conceituais e metodológicas usadas no estudo geográfico do conforto térmico. Pode-se notar que houve avanços teóricos (corrente racional e corrente adaptativa) e conceituais (variáveis individuas e climáticas) importantes neste campo do conhecimento. Entretanto, no que se refere às pesquisas nacionais, esta temática ainda apresenta pouco desenvolvimento quanto às metodologias, pois a maioria dos métodos utilizados para analisar os índices de conforto térmico da população brasileira está baseada nas preferências térmicas da população de latitudes médias. Ainda que não exista um padrão a ser usado para o ambiente tropical é importante ressaltar a escolha cuidadosa do método a ser empregado, uma vez que o mesmo pode contribuir para caracterizar as faixas de sensação térmica, dada a variedade de climas tropicais e subtropicais do Brasil. A escolha adequada da metodologia a ser empregada é fundamental para a tomada de decisões quando do planejamento e gestão, sobretudo do espaço urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Moreira de Souza, UNICAMP

Graduada em Geografia pela UNESP Ourinhos. Mestranda em Geografia pela UNICAMP. Área de atuação: Climatologia.

Jonas Teixeira Nery, UNESP

Graduação em Meteorologia. Doutor em Climatologia. Ministra aulas no Curso de graduação em Geografia pela UNESP e na pós-graduação na UNICAMP.

Downloads

Publicado

2013-11-07

Como Citar

de Souza, D. M., & Nery, J. T. (2013). O conforto térmico na perspectiva da Climatologia Geográfica. GEOGRAFIA (Londrina), 21(2), 65–83. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p65

Edição

Seção

Artigos