GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO ESTUDO DA VULNERABILIDADE À EROSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PÂNTANO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO CARLOS, ANALÂNDIA E DESCALVADO (SP)

Autores

  • Yanayne Benetti Barbosa
  • Reinaldo Lorandi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p103

Palavras-chave:

Ribeirão do Pântano, Vulnerabilidade, Erosão, SIG, Bacia Hidrográfica.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de vulnerabilidade à perda de solo na bacia hidrográfica do ribeirão do Pântano, uma sub-bacia do rio Mogi-Guaçu que engloba parte dos municípios de Analândia, Descalvado e São Carlos, localizados na área central do estado de São Paulo. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram geradas cartas de vulnerabilidade à erosão com base nos temas: geomorfologia, geologia, solo, vegetação, uso do solo e clima, elaboradas com auxílio de geoprocessamento. Utilizou-se a abordagem metodológica proposta por Crepani et al. (2001), fundamentada na concepção da Ecodinâmica de Tricart. O conhecimento das áreas vulneráveis à erosão é de fundamental importância para a implementação de futuras medidas de controle preventivo de uso e ocupação do solo na bacia e para a realização de um planejamento ambiental adequado à realidade da área de estudo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yanayne Benetti Barbosa

Geógrafa. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Reinaldo Lorandi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Geólogo. Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Barbosa, Y. B., & Lorandi, R. (2013). GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO ESTUDO DA VULNERABILIDADE À EROSÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DO PÂNTANO NOS MUNICÍPIOS DE SÃO CARLOS, ANALÂNDIA E DESCALVADO (SP). GEOGRAFIA (Londrina), 21(1), 103–123. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p103

Edição

Seção

Artigos