A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AMAZÔNICO E SEUS REFLEXOS NOS LUGARES: UM ESTUDO DE CASO NA ZONA RURAL DE PORTO VELHO (RO)

Autores

  • Reginaldo Martins da Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
  • Vanderlei Maniesi Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p065

Palavras-chave:

Organização Espacial, Geoprocessamento, Porto Velho.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do comportamento no Setor Periquitos, Zona Rural de Porto Velho-RO, diante da organização espacial proposta para Amazônia a partir de 1970.  A metodologia adotada envolveu a utilização de técnicas de SIG, sensoriamento remoto e aplicação de questionários.  Os resultados mostram que a formação da sociedade local está relacionada com o processo de ocupação na área de estudo que teve início em meados da década de 1970, através de migrantes procedentes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, sucedidos no final da década 1990, por migrantes do próprio de estado de Rondônia.  A ação do Estado é contraditória, pois ao mesmo tempo em que insere a área de estudo em uma proposta de ordenamento do espaço que incentiva a produção agropecuária, se ausenta da condução do processo produtivo e articula as necessidades do capital local.  A atuação do capital na configuração local foi inicialmente conduzida pela atividade agropecuária, sendo que na segunda metade da década de 1990 verificou-se a introdução e o contínuo avanço do capital oriundo da zona urbana.  A intensa transformação do meio ecológico observada de 1976 a 2009 resultaram em limitações no uso do solo, que estão relacionadas à suscetibilidade natural a lixiviação, ao aumento da acidificação do solo, erosão e o assoreamento dos cursos de água.  O comportamento e as relações estabelecidas pelos elementos do espaço na região amazônica entre 1976 e 2009 influenciaram o processo de organização espacial da área de estudo.  Com a re-significação desses estímulos, no local imprimiu-se uma estrutura espacial ordenada, sobretudo, pelas contradições das ações estatais que oportunamente utilizaram a sociedade como força modificadora do meio ecológico, à medida que essa estrutura é articulada para o atendimento das demandas do centro urbano de Porto Velho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reginaldo Martins da Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Geógrafo. Mestre em Geografia (UNIR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Vanderlei Maniesi, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Geólogo. Doutor em Geociências (UNESP-Rio Claro). Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Publicado

2013-06-03

Como Citar

Souza, R. M. da S. de, & Maniesi, V. (2013). A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO AMAZÔNICO E SEUS REFLEXOS NOS LUGARES: UM ESTUDO DE CASO NA ZONA RURAL DE PORTO VELHO (RO). GEOGRAFIA (Londrina), 21(1), 065–083. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p065

Edição

Seção

Artigos