ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)

Autores

  • Marcia Regina Gomes de Jesus Soares Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
  • Jorge Luiz Moretti de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p019

Palavras-chave:

Morfometria, hidrografia, planejamento ambiental

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise dos parâmetros morfométricos do relevo e da rede de drenagem da bacia do Rio Pequeno, situada no município de São José dos Pinhais – Estado do Paraná, possuindo área aproximada de 128 km2, visando dar subsídios às diretrizes básicas de ação ambiental sustentáveis. O cálculo dos índices e parâmetros morfométricos foi realizado baseando-se em imagens de satélite, cartas topográficas e programas especializados. Os resultados obtidos permitiram verificar que a bacia apresentou: (a) controle pela geologia, determinada principalmente pelo rio principal; (b) alta densidade de rios e de drenagem concentrados na porção superior da bacia (alto e médio cursos) com solos de baixa permeabilidade (cambissolo e neossolo).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Regina Gomes de Jesus Soares, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Geógrafa. Mestre em Ciência do Solo (UFPR). Doutoranda em Geografia (UFPR). Professora Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Jorge Luiz Moretti de Souza, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Agrícola. Doutor em Irrigação e Drenagem (USP). Professor Associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2013-02-15

Como Citar

Soares, M. R. G. de J., & Souza, J. L. M. de. (2013). ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR). GEOGRAFIA (Londrina), 21(1), 019–036. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p019

Edição

Seção

Artigos