O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP)

Autores

  • Márcio Fernando Gomes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Deise Regina Elias Queiróz

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155

Palavras-chave:

Geografia, Saúde Pública,

Resumo

A saúde é fundamental para o desenvolvimento humano e desempenha uma variável de vital importância no debate da qualidade de vida das populações urbanas, configurando-se como um dos indicadores mais utilizados em sua avaliação. Dentro das necessidades de saúde estão as variáveis associadas aos serviços de saúde. Considerando que o crescimento urbano não foi acompanhado pela instalação de infra-estrutura adequada dos serviços de saúde, e favorecem a existência de desigualdades manifestadas pela localização destes equipamentos; e que esta condição reflete a precariedade da prestação de muitos serviços públicos no país, com uma grande parcela da população “desassistida” e com ausência destes atendimentos, o presente trabalho apresenta uma avaliação da distribuição espacial dos serviços públicos de saúde na cidade de Birigui (SP). A pesquisa foi desenvolvida segundo a metodologia proposta por Simielli (1981), que adota três níveis de pesquisa por meio cartográfico, utilizando mapas de análise, correlação e síntese; e com a estruturação de um Sistema de Informações Geográficas. A análise sobre o padrão de distribuição espacial dos equipamentos públicos de saúde em Birigui (SP) revelou à existência de um modelo desigual, com uma concentração destes equipamentos na área central da cidade e bairros do entorno, e com uma rarefação nas franjas do perímetro urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Fernando Gomes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2009 - 2010). Atualmente é Professor da UNIESP - Faculdade de Birigui e exerce o cargo de Especialista Ambiental I na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área Cartografia Temática, Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica, com enfase no estudo da Qualidade Ambiental e Qualidade de Vida Urbana. Desenvolve atividades voltadas ao Levantamento, Mapeamento e Diagnóstico, Planejamento e Gestão do Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2012-02-11

Como Citar

Gomes, M. F., & Queiróz, D. R. E. (2012). O EMPREGO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS DE SAÚDE NA CIDADE DE BIRIGUI (SP). GEOGRAFIA (Londrina), 20(3), 155–170. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p155

Edição

Seção

Artigos