A Modernização da Pecuária Leiteira e a Exclusão do Pequeno Produtor

Autores

  • Jerri Augusto da Silva Augusto da Silva
  • Ruth Youko Tsukamoto Youko Tsukamoto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p147

Resumo

 

No Brasil a produção leiteira vem aumentando gradativamente, graças ao fim do tabelamento que perdurou até 1990. Porém, os produtores brasileiros estão sofrendo os efeitos das importações provenientes da Argentina, via MERCOSUL, com baixos preços e longo prazo de pagamento. Atualmente, as indústrias de laticínios estão em pro­cesso de fusão para se tornarem mais competitivas no mercado globalizado. Mesmo sendo uma atividade pouco rentável, com baixos preços pagos pelas indústrias/cooperativas, sempre foi um meio de sobrevivência do pequeno produtor de leite. Na esteira da modernização, o pequeno produtor de leite vem sofrendo inúmeras imposições por parte das indústrias para acompanhar a evolução tecnológica no seu sistema de produção. Este é um dos problemas que tem provocado o abandono gradativo destes produtores, pois falta apoio financeiro para cumprir tais exigências. Estas indústrias e/ou cooperativas de laticínios, sujeitam o produtor estabelecendo o monopólio na circulação pagando o preço que lhes é conveniente e, por outro lado, sujeita também os consumidores, com seus preços monopolistas. Embora a cooperativa não exproprie diretamente o produtor, ela subjuga o produto de seu trabalho, realizando assim, uma clara transferência de renda, da pequena produção agrícola para o grande capital industrial. Assim, observa-se a exclusão e/ou a exploração desta população rural, principalmente daque­les que produzem até 50 litros/leite/dia. Uma das alternativas encontradas para estes produtores excluídos foi a comercialização informal, tornando-se independentes da subordinação do capital industrial.

 

 

 

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jerri Augusto da Silva Augusto da Silva

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina , Brasil. Experiência nas áreas de Geografia com ênfase em Cartografia.

Downloads

Publicado

2011-05-02

Como Citar

Silva, J. A. da S. A. da, & Tsukamoto, R. Y. T. Y. (2011). A Modernização da Pecuária Leiteira e a Exclusão do Pequeno Produtor. GEOGRAFIA (Londrina), 10(2), 147–162. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p147

Edição

Seção

Artigos