ESTRUTURA E PROPRIEDADES DO AGROECOSSISTEMA “VIDA VERDE” EM ITABAIANA (SE)

Autores

  • Juliano Silva Lima
  • Maria José Dias Sales
  • Thassia Barbosa Silva
  • Renisson Neponuceno Araujo Filho Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Francisco Sandro Rodrigues Holanda Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p85

Palavras-chave:

Sistema, fluxos de energia, sustentabilidade.

Resumo

Os agroecossistemas são considerados sistemas ecológicos modificados pelo ser humano com finalidade de produzir comida, fibras ou outros produtos agrícolas. Também são considerados como um conjunto ou um arranjo de componentes unidos que se relaciona de tal maneira que formam ou atuam como um único sistema, formado por várias interações intrínsecas que define as suas características e suas propriedades. O objetivo deste trabalho foi representar o fluxo de energia e as interações entre os componentes do agroecossistema “Vida Verde”, assim como avaliar as suas propriedades como sustentabilidade, produtividade, estabilidade, equidade e autonomia.  O agroecossistema “Vida Verde” está localizado no Cinturão Verde de produção de hortaliças da cidade de Itabaiana, estado de Sergipe. Foram coletados dados “in situ” por meio de entrevistas com interlocutores locais e pesquisa das informações relevantes para o estudo. Os dados coletados propiciaram a construção de um circuito sistêmico que caracteriza as entradas, saídas e interações de massa e energia entre os subsistemas do “Sistema Vida Verde”, permitindo a análise das propriedades deste agroecossistema. Foi identificado que vários subsistemas compõem o agroecossistema avaliado, como: subsistemas culturas, danos, solo, estufa, reserva e invasoras que interagem entre si, além de diversas entradas (inputs) de massa e energia e saídas (outputs) por meio da produção de hortaliças, ervas medicinais e resíduos. O agroecossistema estudado apresenta boa produtividade, estabilidade, sustentabilidade, porém não apresentou autonomia e equidade, necessitando da aplicação de novas tecnologias e outras alternativas de mercado, para melhorar a sua viabilidade econômica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliano Silva Lima

Biólogo (UFS). Mestre em Agroecossistemas (UFS).

Maria José Dias Sales

Licenciada em Biologia (UNEB). Mestre em Agroecossistemas (UFS).

Thassia Barbosa Silva

Engenheira Agrônoma (UFS). Mestre em Agroecossistemas (UFS).

Renisson Neponuceno Araujo Filho, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Engenheiro Florestal (UFS). Mestrando em Agroecossistemas (UFS).

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Engenheiro Agrônomo (UFC). Doutor em Agronomia (UFLA). Pós-Doutor pela Universidade Wisconsin (USA). Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Lima, J. S., Sales, M. J. D., Silva, T. B., Araujo Filho, R. N., & Holanda, F. S. R. (2012). ESTRUTURA E PROPRIEDADES DO AGROECOSSISTEMA “VIDA VERDE” EM ITABAIANA (SE). GEOGRAFIA (Londrina), 20(2), 85–98. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p85

Edição

Seção

Artigos