DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL EM JAGUAPITÃ (PR): DA CONCEPÇÃO TEÓRICA AOS PRIMEIROS RESULTADOS

Autores

  • Cristina Célia Krawulski EMATER e UNOPAR
  • Cristiane de Conti Medina Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Benedito Luiz Almeida Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Curitiba
  • Natalino Avance de Souza Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Curitiba
  • Gayza Maria de Paula Iácono Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Rolândia

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p67

Palavras-chave:

Diagnóstico, Participação comunitária, Desenvolvimento municipal, Desenvolvimento local, Plano de desenvolvimento

Resumo

Estudos realizados nos últimos anos têm contemplado as diferentes abordagens do desenvolvimento, do econômico ao local integrado e sustentável. Conciliar e aplicar diferentes e complexos conceitos para que uma comunidade construa um plano de desenvolvimento próprio é um desafio. Este trabalho objetivou organizar as informações referentes ao processo de geração do Plano de Desenvolvimento Municipal de Jaguapitã, estado do Paraná, e apresentar projetos como instrumentos de desenvolvimento local. A população local participou ativamente do processo, que contemplou a capacitação de lideranças e formação de agentes municipais de desenvolvimento; a elaboração de diagnósticos temáticos participativos; e a seleção de dez prioridades municipais, entre elas: falta de segurança; a relação conflitante entre os profissionais e usuários do serviço municipal de saúde; a falta de assistência técnica e recursos financeiros para a agricultura familiar; e solos degradados, com baixa fertilidade natural e sem controle de erosão. Foram elaborados sete Programas de Ação para o Desenvolvimento Local, com os seguintes resultados já alcançados: Fórum Permanente de Desenvolvimento Municipal; três associações (dos produtores de leite, dos produtores rurais e dos catadores de materiais recicláveis); coleta seletiva do lixo; viveiro de mudas florestais; manutenção de estradas rurais; patrulha rural mecanizada; Projeto Contorno Sul. Conclui-se que a abertura política e a participação da comunidade indicam desenvolvimento humano e social, e transformar as prioridades em projetos é um desafio maior do que a geração do Plano, cuja concretização dependerá da organização comunitária e de compromissos pessoais e institucionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Célia Krawulski, EMATER e UNOPAR

Engenheira Agrônoma, mestre e doutora em Agronomia pela UEL. Extensionista da Emater em Londrina e professora de Gestão Ambiental na UNOPAR-Londrina.

Cristiane de Conti Medina, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Engenheira Agrônoma. Doutora em Agronomia (Agricultura). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Benedito Luiz Almeida, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Curitiba

Engenheiro Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/Curitiba).

Natalino Avance de Souza, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Curitiba

Engenheiro Agrônomo. Mestre em Desenvolvimento Econômico. Agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/Curitiba).

Gayza Maria de Paula Iácono, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/Rolândia

Médica Veterinária. Mestre em Sanidade Animal. Veterinária do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/Rolândia).

Downloads

Publicado

2012-05-23

Como Citar

Krawulski, C. C., Medina, C. de C., Almeida, B. L., Souza, N. A. de, & Iácono, G. M. de P. (2012). DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL EM JAGUAPITÃ (PR): DA CONCEPÇÃO TEÓRICA AOS PRIMEIROS RESULTADOS. GEOGRAFIA (Londrina), 20(2), 67–84. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p67

Edição

Seção

Artigos