Utilização de diagrafias granulométricas no estabelecimento da lito e pedoestratigrafia de rampa arenosa costeira – o caso Praia Mole (ilha de Santa Catarina)

Autores

  • Julio Cesar Paisani

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n2p139

Palavras-chave:

Rampa Arenosa Costeira, Diagrafias Granulométricas, Lito, Pedoestratigrafias.

Resumo

Rampa arenosa é uma unidade geomorfológica suavemente inclinada, desenvolvida diante de obstáculo topográfico, e que se caracteriza como depósito resultante do retrabalhamento de duna de cavalgamento costeira. Neste artigo é apresentado resultados da utilização de diagrafias granulométricas no estabelecimento da lito e pedoestratigrafia de rampa arenosa, situada no Balneário Praia Mole – Ilha de Santa Catarina. As diagrafias foram estabelecidas em quatorze seções colunares organizadas ao longo de dois perfis topográficos no sentido W-E e S-N. Descrições sedimentológicas e pedológicas auxiliaram na individualização de camadas e horizontes de paleossolos. No geral, identificou-se dezenove camadas e três paleossolos. Seções de correlação estratigráfica foram estabelecidas a partir das diagrafias granulométricas e revelaram importantes aspectos evolutivos da rampa. O empilhamento das camadas e paleossolos permitiu estabelecer a seqüência estratigráfica da área de estudo. Enfim, as diagrafias granulométricas foram fundamentais no estabelecimento da lito e pedoestratigrafia da rampa arenosa estuda.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-10-14

Como Citar

Paisani, J. C. (2010). Utilização de diagrafias granulométricas no estabelecimento da lito e pedoestratigrafia de rampa arenosa costeira – o caso Praia Mole (ilha de Santa Catarina). GEOGRAFIA (Londrina), 13(2), 139–150. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2004v13n2p139

Edição

Seção

Artigos