Reflexão sobre a temática regional e o ensino de geografia

Autores

  • Salvadora Caceres Alcântara de Lima
  • Silvana de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n1p179

Palavras-chave:

Discurso Regional e Ensino de Geografia.

Resumo

Propomos neste trabalho analisar a abordagem regional nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental, utilizados na rede pública de ensino da cidade de Dourados-MS. Para a delimitação teórica, optamos em analisar os discursos sobre a região Centro-Oeste com ênfase para a interpretação do discurso “oficial” materializado através das políticas públicas de planejamento regional, que legitimaria a ocupação e integração dessa região em âmbito nacional e sua implicação para a consolidação do território sul-mato-grossense, no contexto da divisão territorial do trabalho. Paralelo ao discurso oficial, far-se-á a análise do discurso didático que traz explícito o ideário de progresso e desenvolvimento econômico/regional como pressuposto para o combate às desigualdades regionais e sociais, procurando desmistificar o aspecto ideológico subjacente na (re)produção desses discursos nos manuais didáticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-10-13

Como Citar

Lima, S. C. A. de, & Abreu, S. de. (2010). Reflexão sobre a temática regional e o ensino de geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 14(1), 179–196. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n1p179

Edição

Seção

Artigos