Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: elementos para a prática educativa?
Resumo
Este ensaio tem como objetivo discutir alguns dos pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de Geografia, visando refletir acerca da prática educativa desta disciplina, para a formação política, social e cultural do educando, situando-o como sujeito social, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas, sobretudo, na compreensão da sua inserção nas diferentes “espacialidades”. Nesse sentido, realiza-se algumas discussões a respeito do histórico do pensamento geográfico, compreendendo a influência da Geografia européia no desenvolvimento da Geografia brasileira e os seus desdobramentos no ensino escolar. Posteriormente, enfoca-se a questão do entendimento do objeto de investigação da ciência geográfica como elemento fundamental para a ação docente, nos diversos níveis de ensino, e, por fim, analisam-se as perspectivas do ensino de Geografia na atualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2002v11n2p309
Direitos autorais 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Geografia (Londrina)
ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com