Aspectos geoambientais, condições de uso e ocupação do solo e níveis de desmatamento da bacia hidrográfica do rio Curu, Ceará - Brasil.

Autores

  • Adryane Gorayeb
  • Marcos José Nogueira de Souza
  • Maria Cléa Brito de Figueirêdo
  • Lúcia de Fátima Pereira Araújo
  • Morsyleide de Freitas Rosa
  • Edson Vicente da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n2p85

Palavras-chave:

Bacia hidrográfica do Curu, Análise geoambiental, Uso e ocupação do solo, Desmatamento.

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Curu destaca-se dentre as outras bacias do Estado do Ceará por ter sido a primeira a implantar o sistema de perímetros irrigados (1974-75) e também a primeira a organizar um Comitê de Bacia Hidrográfica (1996). Encontra-se, atualmente, com sérios problemas ambientais, relacionados aos efeitos da utilização inadequada dos recursos naturais. Sendo assim, a presente pesquisa analisa os aspectos geoambientais da bacia, as condições de uso e ocupação do solo e os níveis de desmatamento da vegetação original. A base metodológica utilizada foi a análise geossistêmica, e foram feitos levantamentos bibliográficos e cartográficos, além de trabalhos de campo e de gabinete. Desse modo, identificou-se cinco unidades geoambientais: planície litorânea, tabuleiros, planícies fluviais, depressão sertaneja e maciços residuais. Durante o estudo foi observado que, quanto mais a área da bacia do Curu se desenvolve economicamente e cresce demograficamente, mais os recursos naturais são degradados, em especial a vegetação nativa. Isso acarreta vários prejuízos ambientais, como a diminuição da biodiversidade, a perda de solos férteis, a modificação do microclima e a alteração da qualidade e da dinâmica hídrica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-10-12

Como Citar

Gorayeb, A., Souza, M. J. N. de, Figueirêdo, M. C. B. de, Araújo, L. de F. P., Rosa, M. de F., & Silva, E. V. da. (2010). Aspectos geoambientais, condições de uso e ocupação do solo e níveis de desmatamento da bacia hidrográfica do rio Curu, Ceará - Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 14(2), 85–106. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n2p85

Edição

Seção

Artigos