Caracterização do manejo de solo na microbacia hidrográfica do ribeirão dos Apertados-PR

Autores

  • Walquíria Machado
  • Nilza Aparecida Freres Stipp

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p57

Palavras-chave:

Manejo e conservação do solo, Microbacias, Sistema de Plantio Direto

Resumo

A microbacia Hidrográfica do Ribeirão dos Apertados, localizada entre os municípios de Londrina e Arapongas no norte do Estado do Paraná, caracteriza-se pela presença de solos férteis de Nitossolos (TRE), por ser produtora de grãos (soja, milho e trigo), apresentando um quadro de degradação ambiental comum às outras microbacias da região, ou seja, ausência da mata ciliar em alguns pontos e presença de algumas formas de processos erosivos. Tendo como base o manejo e algumas práticas conservacionistas implementadas por alguns agricultores da região, em parcerias com a Emater e algumas firmas de tecnologia agrícola, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia destas práticas e o sistema de manejo na área em questão, com vistas à manutenção do equilíbrio dos recursos ambientais, de modo a proporcionar um desenvolvimento satisfatório da atividade agrícola. As técnicas conservacionistas na microbacia se iniciaram com a construção de terraços para evitar o carreamento de nutrientes e sedimentos e, em seguida com o restabelecimento da mata ciliar e a recuperação das estradas rurais em algumas áreas. Posteriormente foi desenvolvido o manejo do solo, com base na introdução do Sistema de Plantio Direto. O resultado destas ações, principalmente da ação conjunta dos técnicos responsáveis com os agricultores desta região efetivaram melhoria das condições ambientais para o desenvolvimento da atividade agrícola com o aumento na produção e manutenção do equilíbrio ambiental da microbacia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Walquíria Machado

Geógrafa e aluna do Curso de Mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina.

Nilza Aparecida Freres Stipp

Drª do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2010-10-11

Como Citar

Machado, W., & Stipp, N. A. F. (2010). Caracterização do manejo de solo na microbacia hidrográfica do ribeirão dos Apertados-PR. GEOGRAFIA (Londrina), 12(2), 57–86. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p57

Edição

Seção

Artigos