Delimitação espacial da vegetação do município de São João do Cariri-PB através de classificação de imagem orbital

Autores

  • Mônica Maria Ferreira Teles
  • Albericio Pereira de Andrade
  • Paulo Roberto de Oliveira Rosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p81

Palavras-chave:

Classificação de imagem orbital, Cobertura vegetal, Caatinga, Savana estépica

Resumo

: A demanda mundial de lenha para os mais diversos usos afeta o ambiente pela retirada gradativa de áreas de florestas nativa. Atualmente, com o avanço das técnicas de sensoriamento remoto, é possível mapear áreas de florestas de forma rápida e com baixo custo. O objetivo deste trabalho foi analisar as condições atuais da cobertura vegetal de São João do Cariri, distrito municipal da Paraíba – Brasil, através de uma classificação de imagem orbital assistida por computador. A classificação foi realizada através do SPRING, pelo método supervisionado clássico, com o classificador de máxima verossimilhança. Adotaram-se cinco classes referentes à dominância do porte da vegetação: C1 - Caatinga Arbórea - Savana Estépica Florestada e Arborizada (> 3m de altura), C2 - Caatinga Arbustiva - Savana Estépica Parque (> 1,5 m de altura), C3 - Caatinga Subarbustiva + Cultivos - Savana Estépica Gramíneo-Lenhosa (< 1,5 m de altura), Solo Exposto, e Águas superficiais. O resultado indica que, em termos de abrangência, as vegetações de porte baixo (< 3 metros) predominam em 63% da área. A caatinga de porte mais alto ocorreu principalmente em áreas de relevo acidentado. Nesta pesquisa foi possível observar que o uso deste instrumental na produção de recursos para a gestão ambiental é um artifício eficaz na tomada de decisões sobre o manejo de recursos naturais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Maria Ferreira Teles

Geógrafa. Mestre em Agronomia pela UFPB - Areia.

Albericio Pereira de Andrade

Adjunto do Departamento de Solos e Engenharia Rural, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Campus III (UFPB - Areia).

Paulo Roberto de Oliveira Rosa

Geógrafo. Mestre em Gestão e Políticas Ambientais. Professor Assistente do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, Campus I (UFPB - João Pessoa).

Downloads

Publicado

2010-10-11

Como Citar

Teles, M. M. F., Andrade, A. P. de, & Rosa, P. R. de O. (2010). Delimitação espacial da vegetação do município de São João do Cariri-PB através de classificação de imagem orbital. GEOGRAFIA (Londrina), 15(1), 81–93. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n1p81

Edição

Seção

Artigos