Os reflexos da crise da lavoura cacaueira nos ecossistemas de manguezal do município de Ilhéus, Bahia

Autores

  • Patrick Thomaz de Aquino Martins Patrick Thomaz de Aquino Martins

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p39

Palavras-chave:

Antropização, Manguezal, Sociedade x natureza

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo identificar como a economia baseada na monocultura do cacau colaborou para a construção do espaço geográfico e seus reflexos sobre os ecossistemas de mangue do município de Ilhéus, enfatizando, sobretudo, o momento de crise pelo qual essa cultura passou ao longo das décadas. Foram observadas a base econômica agrária desde o período colonial, a ascensão e decadência da economia baseada na cacauicultura e a relação desse processo com a ofensiva sobre os manguezais. Os problemas gerados pela crise cacaueira representam em primeira ordem uma questão de cunho social, por isso, as ações para mitigar essas dificuldades devem ser norteadas para esse fim. O constante ganho de território sobre os manguezais dificilmente será interrompido nos próximos anos, o cumprimento da legislação, o planejamento urbano, e a sensibilização coletiva poderiam mitigar, ou mesmo cessar, a transformação desse espaço.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrick Thomaz de Aquino Martins, Patrick Thomaz de Aquino Martins

Mestrando em Geografia, Universidade Federal de Sergipe – UFS, Núcleo de Pós-Graduação em Geografia – NPGEO, Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, CEP 49.100-000 – São Cristóvão – SE.

Downloads

Publicado

2010-10-01

Como Citar

Martins, P. T. de A. (2010). Os reflexos da crise da lavoura cacaueira nos ecossistemas de manguezal do município de Ilhéus, Bahia. GEOGRAFIA (Londrina), 16(1), 39–49. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2007v16n1p39

Edição

Seção

Artigos