POTENCIALIDADES DO USO DO SENSORIAMENTO REMOTO E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIGs) NO ENSINO DE HIDROLOGIA: A UTILIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Alexandra Rodrigues Finotti Universidade de Caxias do Sul
  • Gisele Cemin Universidade de Caxias do Sul
  • Eduardo Périco Centro Universitário - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p51

Palavras-chave:

Sensoriamento remoto, Sistema de informação geográfica, Hidrologia, Ensino

Resumo

O uso do sensoriamento remoto e dos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) no estudo do espaço geográfico vem se tornando um forte aliado dos professores que buscam incorporar novos métodos e tecnologias no processo de ensino aprendizagem. A manipulação, representação e visualização de dados da superfície terrestre na forma de mapas, facilitam a compreensão e estimulam o interesse do aluno pelo conteúdo. Neste sentido, este trabalho visa mostrar as potencialidades do uso do sensoriamento remoto e dos SIGs no ensino, especificamente no ensino de hidrologia, utilizando a análise fisiográfica de uma bacia hidrográfica piloto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Rodrigues Finotti, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS), professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pesquisadora do Instituto de Saneamento Ambiental. Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Gisele Cemin, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em sensoriamento remoto (UFRGS).

Professora de ecologia e sensoriamento remoto da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pesquisadora do Instituto de Saneamento Ambiental.

Eduardo Périco, Centro Universitário - UNIVATES

Professor do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde e professor/coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates.

Doutor em Ecologia (USP-SP) trabalha com geoprocessamento e ecologia de paisagens para avaliação de fragmentação de áreas e recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2012-02-22

Como Citar

Finotti, A. R., Cemin, G., & Périco, E. (2012). POTENCIALIDADES DO USO DO SENSORIAMENTO REMOTO E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIGs) NO ENSINO DE HIDROLOGIA: A UTILIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO. GEOGRAFIA (Londrina), 20(1), 51–65. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p51

Edição

Seção

Artigos