Uso e ocupação do solo no entorno de projetos de restauração ecológica influenciando na regeneração do sub-bosque

Autores

  • Hugo Reis Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • José Marcelo Domingues Torezan Universidade Estadual de Londrina
  • Osvaldo Coelho Pereira Neto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n3p85

Palavras-chave:

Restauração de Ecossistemas, Regeneração natural, Riqueza de espécies, Sistema de Informação Geográfica (SIG),

Resumo

O Estado do Paraná apresenta o índice alarmante de cobertura florestal de menos de 10%, e, como alternativa para reverter este processo de degradação, estão sendo empregados, no Estado, projetos de Restauração de Ecossistemas. Esses projetos visam acelerar a sucessão secundária, reduzindo o tempo de formação de uma mata densa de 30-60 anos para 10-15 anos. Os protocolos de avaliação levam em consideração o efeito de variáveis independentes como a distância dos reflorestamentos em relação aos fragmentos florestais e a diversidade da paisagem do entorno dos reflorestamentos, sobre variáveis dependentes relacionadas à riqueza de espécies vegetais na regeneração. Este trabalho tem como objetivo utilizar um ambiente SIG somada a testes estatísticos para identificar relações entre a estrutura da paisagem e a regeneração de plantas lenhosas no subosque em três reflorestamentos implantados nos municípios de Arapongas, Ibiporã e Londrina. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que a riqueza de espécies na regeneração aumenta quanto menor for a distância em relação a fragmentos florestais que atuam como fornecedor de sementes e agentes de dispersão e quanto mais diversa for a paisagem do entorno dos reflorestamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hugo Reis Medeiros, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrando em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina

José Marcelo Domingues Torezan, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto de Ecologia Vegetal da Universidade Estadual de Londrina, membro do Núcleo Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Biológicas da UEL.

Osvaldo Coelho Pereira Neto, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Trabalha na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto.

Downloads

Publicado

2011-01-14

Como Citar

Medeiros, H. R., Torezan, J. M. D., & Neto, O. C. P. (2011). Uso e ocupação do solo no entorno de projetos de restauração ecológica influenciando na regeneração do sub-bosque. GEOGRAFIA (Londrina), 19(3), 85–97. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n3p85

Edição

Seção

Artigos