Ser-Estar-Fazer Docente: a epistemologia da prática do/a professor/a de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p319

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Epistemologia da prática, Formação docente.

Resumo

O artigo apresenta o intento de discutir a epistemologia da prática do professor de Geografia com a finalidade de analisar as linhas epistemológicas da Geografia e da Educação que caracterizam o ser-estar-fazer docente. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo por meio da observação simples das aulas de professores de Geografia do ensino básico estadual de um município do interior do Rio Grande do Sul e das aulas de estágio obrigatório de acadêmicos da licenciatura em Geografia de uma universidade federal do mesmo município. Quanto às dissonâncias entre estes grupos, destaca-se o uso de maior diversidade de recursos didáticos pelos acadêmicos e o fato dos professores não centrarem suas aulas apenas nos conteúdos geográficos em si, mas também visando uma formação integral dos alunos. No tocante às convergências, identificou-se um ensino marcado pela quase ausência da dialogicidade, bem como uma contradição epistemológica tanto da Geografia quanto da Educação em seus fazeres docentes. Contudo, a epistemologia da prática dos sujeitos apresenta a predominância do empirismo, o que contribui para a reprodução de um ensino de Geografia pouco significativo aos alunos, anunciando a necessidade de repensar as licenciaturas em Geografia não somente em termos metodológicos, mas, sobretudo, epistemológicos.

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Biografia do Autor

Victória Sabbado Menezes, UNESPAR, campus União da Vitória

Doutorado em Geografia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande de Sul). Professora da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória).

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Menezes, V. S. (2022). Ser-Estar-Fazer Docente: a epistemologia da prática do/a professor/a de Geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 31(1), 319–337. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n1p319

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Artigos