Uma Análise das Lives como Ferramentas de Divulgação de Conhecimento Científico em Tempos de Pandemia de COVID-19: o exemplo do Projeto Enfurnados e Informados

Autores

  • Henrique Simão Pontes Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) https://orcid.org/0000-0003-3872-6408
  • Laís Luana Massuqueto Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n2p297

Palavras-chave:

Educação geocientífica, Ambientes virtuais, Espeleologia.

Resumo

O presente artigo faz uma análise do projeto Enfurnados e Informados, uma série de lives do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Com os dados coletados em formulários online, contendo perguntas abertas e fechadas, e dados estatísticos gerados pela plataforma YouTube, avaliou-se o impacto do projeto na disseminação de conhecimento científico e divulgação do patrimônio espeleológico. Foram realizadas 14lives que abordaram diferentes temáticas relacionadas à espeleologia. Os resultados mostram que a maioria do público participante é feminino, composto principalmente por discentes com graduação incompleta e mais de 60% não pratica espeleologia. Quase que a totalidade dos participantes consideraram que as lives contribuíram de alguma forma em sua vida durante o isolamento social por conta da COVID-19 e que o projeto proporcionou a disseminação de conhecimento e informações. A partir das experiências vividas durante a realização do Enfurnados e Informados e dos apontamentos indicados nos formulários de pesquisa, conclui-se que o objetivo principal do projeto foi atendido. Os ambientes virtuais são importantes ferramentas de comunicação, aprendizagem e divulgação de conhecimento científico. Contudo, devido às desigualdades sociais, é preciso cautela na utilização dessas ferramentas, sobretudo nos ambientes formais de ensino, a fim de garantir a inclusão social.

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Biografia do Autor

Henrique Simão Pontes, Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Geologia Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná. Professor do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Laís Luana Massuqueto, Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE)

Doutora em Geologia Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE).

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Publicado

2021-06-19

Como Citar

Pontes, H. S., & Massuqueto, L. L. (2021). Uma Análise das Lives como Ferramentas de Divulgação de Conhecimento Científico em Tempos de Pandemia de COVID-19: o exemplo do Projeto Enfurnados e Informados. GEOGRAFIA (Londrina), 30(2), 297 – 315. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n2p297

Edição

Seção

Artigos