Itinerários da Educação Básica no Ensino Fundamental II no Conteúdo Curricular de Geografia: da Constituição Federal de 1988 à prática esperada da BNCC

Marcia Batista Lanes

Resumo


No artigo, apresentam-se e discutem-se os PCN, principal referencial para o currículo do Ensino Fundamental até a entrada em vigor da BNCC, a fim de analisar e compreender como se deram as políticas curriculares, assim como a prática curricular era orientada em sala de aula, no ensino de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Esse estudo se baseia na metodologia da análise do conteúdo em dois livros didáticos desta série. Adotou-se essa sistemática de análise para aferir como estes apresentavam o conceito de território e suas variáveis, considerados fundantes nos estudos geográficos, uma vez que preconizavam os PCN a importância destes para a Geografia, ao longo da Educação Básica, assim como também a opção teórico-metodológica dos autores dos livros analisados, frente ao materialismo ou ao simbolismo geográfico. Conclui-se que as práticas curriculares anteriores à BNCC nos revelam autores que seguiam determinações próprias ao escreverem livros, ignorando os orientadores de currículos, justificadas por formações voltadas ao materialismo geográfico, em detrimento do simbolismo ao qual a Geografia também se propõe.

Palavras-chave


Educação básica; Ensino de Geografia; Constituição Federal; BNCC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p521

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