Avaliação de Risco a Rompimento da Represa de São Pedro, Juiz de Fora – MG, por meio dos Métodos de Árvore de Falhas e Causa e Consequência

Autores

  • Virginia Amaralinda Calabrez Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmilla Alves Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Geraldo César Rocha Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p143

Palavras-chave:

Análise de riscos, Rompimento de barragem, Árvore de falhas.

Resumo

A atenção ao estudo e análise de risco cresce ao passo que crescem o número de eventos indesejáveis, que trazem prejuízos sociais e ambientais. No Brasil, os últimos anos foram marcados pela ocorrência de rompimento de barragens de rejeitos. Considerando o grande número, também, de barragens de água – utilizadas para variados usos, tais como abastecimento da população, irrigação e hidreletricidade, entre outros – torna-se importante o estudo e a análise de riscos que envolvem esses represamentos e suas barragens. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de risco a rompimento da barragem da represa de São Pedro, no Município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Metodologicamente, o trabalho foi realizado com base nos métodos de Árvore de Falhas (FTA) e Causa e Consequência (CCA). Ao findar das análises, embora tenha sido observado um cuidado no controle da vazão da represa, foram observados fatores que aumentam o risco da ocorrência de graves consequências a partir de um possível rompimento da barragem, como a ausência de um plano de emergência, alarmes e rotas de fuga.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Virginia Amaralinda Calabrez Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Viçosa, bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em dinâmicas urbano-ambientais e gestão do território pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Formação de Professores) e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ludmilla Alves Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Geógrafa pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Geraldo César Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Geólogo. Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Professor associado 4 do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Martins, V. A. C., Fernandes, L. A., & Rocha, G. C. (2020). Avaliação de Risco a Rompimento da Represa de São Pedro, Juiz de Fora – MG, por meio dos Métodos de Árvore de Falhas e Causa e Consequência. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 143–162. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p143

Edição

Seção

Artigos