Tendências Espaço-Temporais das Precipitações na Bacia do Rio Ivaí (PR) e a Relação com Alagamentos, Enxurradas e Inundações

Autores

  • Denis Anderson Vieira de Moura Universidade Estadual de Londrina
  • Nathan Felipe da Silva Caldana Instituto Agronômico do Paraná
  • Deise Fabiana Ely Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p123

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Risco climático, Eventos extremos.

Resumo

Os eventos extremos de precipitação causam severos danos no espaço urbano e rural. A bacia hidrográfica do Ivaí abrange uma grande amplitude latitudinal, longitudinal e topográfica, tornando seus estudos complexos e necessários, além de se uma importante área de produção agrícola. Objetivou-se neste trabalho analisar a variabilidade sazonal e a tendência pluviométrica e os seus impactos por meio de ocorrências de alagamento, enxurradas e inundações na mesma. Para a análise da tendência utilizou-se os testes de Correlação Linear (R²), Mann-Kendall Significance (MK Z) e a Monotonic Trend (MC Tau) para as quatro estações do ano. Identificou-se que o verão e o outono são as estações que tiveram as tendências pluviométricas negativas mais acentuadas, principalmente nas regiões sul e leste da bacia. Enquanto as ocorrências de desastres naturais vinculados à precipitação são alarmantes na região, ao todo 127 decretos de situações de emergência foram registrados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denis Anderson Vieira de Moura, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. 

Nathan Felipe da Silva Caldana, Instituto Agronômico do Paraná

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR/ITAIPU Binacional.

Deise Fabiana Ely, Universidade Estadual de Londrina

Doutora (2006) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós-doutorado em Meteorologia pela University of Maryland at College Park e em Geografia pela Université de Rennes II e pela Université de Moncton. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Paraná.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

de Moura, D. A. V., Caldana, N. F. da S., & Ely, D. F. (2020). Tendências Espaço-Temporais das Precipitações na Bacia do Rio Ivaí (PR) e a Relação com Alagamentos, Enxurradas e Inundações. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 123–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p123

Edição

Seção

Artigos