Paisagem e Geossistema: Epistemologia, Método e Cartografia

Autores

  • Hélio de Souza Morais Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcia Aparecida da Silva Pimentel Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p25

Palavras-chave:

Paisagem, Geossistema, Epistemologia, Método, Cartografia.

Resumo

A conjuntura epistêmica em que a ciência geográfica se encontra tem evidenciado debates importantes sobre paisagem e geossistema em várias escolas do pensamento geográfico (russa, europeia, estadunidense e latino-americana). A reflexão epistemológica, o método e os critérios para cartografar são os elementos principais desta breve reflexão sobre paisagem e geossistema. O objetivo deste artigo é debater o conceito da categoria paisagem, compreendendo esta categoria como uma ferramenta qualificada para a análise do espaço geográfico – pois o fundamento epistemológico sobre a paisagem será a estrutura óssea do método científico, o método será o percurso da reflexão, da análise e do discurso sobre o problema (ou objeto), cuja deficiência não é cartográfica e sim do próprio método, e que por sua vez perpassa pela questão epistemológica. Portanto, durante o desenvolvimento do conceito de paisagem e o nascimento da abordagem geossistêmica, ambas se tornaram a conexão mais perfeita dos estudos geográficos atualmente, que sugerem um avanço ou uma quebra paradigmática no seio do pensamento geográfico contemporâneo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hélio de Souza Morais Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Geógrafo Discente do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Geografia e Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Marcia Aparecida da Silva Pimentel, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2002). Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Morais Júnior, H. de S., & Pimentel, M. A. da S. (2020). Paisagem e Geossistema: Epistemologia, Método e Cartografia. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 25–44. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p25

Edição

Seção

Artigos