Resistências dos Movimentos Sociais e ONGs frente ao Avanço do Agronegócio no Oeste da Amazônia Paraense

Autores

  • Rayla de Lima Tavares Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Francilene Sales da Conceição Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Antonio Celso Serique de Castro Filho Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p45

Palavras-chave:

Geografia agrária, Movimentos sociais, Agronegócio, Amazônia paraense.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel dos movimentos sociais e organizações não governamentais (ONGs) frente ao avanço do agronegócio que se cristaliza no oeste do estado do Pará, região do Baixo Amazonas, no contexto da Geografia Agrária. Essa temática vem sendo muito debatida e enfrentada pelos movimentos sociais e ONGs no oeste paraense. A metodologia utilizada se deu por meio da revisão teórica conceitual e do trabalho de campo, com uso da técnica de entrevistas semiestruturadas com membros representantes de movimentos sociais e ONGs, bem como também registros de imagens do ambiente investigado. Nota-se que a partir da territorialização da agricultura capitalista e hegemônica houve mudanças das paisagens na região que metamorfoseou as relações socioespaciais e socioterritoriais. Nesse sentido, a implementação de sistemas logísticos (portos, hidrovias e rodovias) no oeste da Amazônia Paraense corrobora o acirramento e a materialização da grilagem de terras, dos conflitos agrários e territoriais, da manutenção da propriedade privada e da concentração fundiária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayla de Lima Tavares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

Francilene Sales da Conceição, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorado em Geografia (PPGG) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora Substituta no Curso de Geografia, Instituto de Ciências da Educação-ICED, pela Universidade Federal do Oeste do Pará. 

Antonio Celso Serique de Castro Filho, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. 

 

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Tavares, R. de L., Conceição, F. S. da, & Castro Filho, A. C. S. de. (2020). Resistências dos Movimentos Sociais e ONGs frente ao Avanço do Agronegócio no Oeste da Amazônia Paraense. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 45–64. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p45

Edição

Seção

Artigos