A Internet como Instrumento de Pesquisa e de Aprendizagem: uma Análise a partir do Ensino de Geografia

Autores

  • Severino Alves Coutinho Escola Estadual Professora Ocila Bezerril

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p267

Palavras-chave:

Geografia, Internet, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo está pautado num estudo voltado ao ensino de Geografia e o uso da internet como fonte de informação e de pesquisa, tendo em vista sua acessibilidade enquanto interface tecnológica importante para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que permita a sua utilização não apenas como mera atratividade, mas, sobretudo, como veículo de comunicação que expressa em tempo real uma diversidade de imagens e informações que podem subsidiar o planejamento e motivar docentes e discentes, gerando mais qualidade no processo de ensino aprendizagem. Ademais, enquanto recurso didático tecnológico, a internet oferece um diversificado fluxo de trabalhos acadêmicos em formato digital, possibilitando a leitura e a reflexão, bem como ainda servindo como suporte teórico para estudos propostos pela disciplina. Sob esse viés de análise, esse artigo foi estruturado a partir de uma pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Professora Ocila Bezerril, no município de Montanhas – RN, onde foram aplicados questionários aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando verificar se a internet tem sido utilizada como instrumento que proporciona aprendizagem no ensino de Geografia, bem como se os docentes têm orientado estudos que contemplem o uso dessa tecnologia em sala de aula. Pela análise dos dados, constatou-se que apesar dos alunos serem a favor da inserção deste recurso no contexto escolar, nem todos os educadores têm como prática lecionar Geografia em consonância com a dinâmica interativa da internet.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Severino Alves Coutinho, Escola Estadual Professora Ocila Bezerril

Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Atualmente é professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Coutinho, S. A. (2020). A Internet como Instrumento de Pesquisa e de Aprendizagem: uma Análise a partir do Ensino de Geografia. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 267–283. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p267

Edição

Seção

Artigos