Dinâmica da cobertura florestal na Serra da Mantiqueira entre 1999 e 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p157

Palavras-chave:

Unidades de conservação, Cobertura florestal, Sensoriamento remoto.

Resumo

Apesar da extensa cobertura florestal nativa, usos como pastagem extensiva e cultivo florestal também estão presentes na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira (APA-SM). Além disto, há também ausência de um plano de manejo, com pouco estudo ambiental sobre sua dinâmica de uso e ocupação. Este trabalho buscou avaliar a variação temporal da cobertura florestal para a APA-SM entre os anos de 1999 e 2017 utilizando interpretação de imagens orbitais dos sensores Landsat-5/TM e Landsat-8/OLI. A imagem de 1999 foi classificada com posterior atualização manual até o ano de 2017. Em seguida, buscando avaliar o nível de fragmentação das florestas nativas, foram adotadas métricas de paisagem nas imagens classificadas. Como resultado, foi diagnosticado um aumento da cobertura florestal (floresta nativa com floresta plantada) pela expansão e surgimento de novos fragmentos, enquanto que a conversão de florestas para outros usos foi baixa. Apesar disso, as florestas nativas apresentaram uma redução de seu percentual de cobertura em relação à cobertura florestal total e as métricas de paisagem evidenciaram fragmentação da floresta nativa. O significativo número de novos fragmentos de pequena extensão pode indicar, em determinados casos, prognóstico positivo para a classe de cobertura florestal nativa em crescimento, apesar da fragmentação do habitat.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Arlanche Petri, Instituto Nacional da Pesquisas Espaciais

Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2019) e Bacharel em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente cursando Doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Daniel Andrade Maciel, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é aluno de mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Rogério Flores Junior, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Downloads

Publicado

2020-01-04

Como Citar

Petri, C. A., Maciel, D. A., & Flores Junior, R. (2020). Dinâmica da cobertura florestal na Serra da Mantiqueira entre 1999 e 2017. GEOGRAFIA (Londrina), 29(1), 157–174. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p157

Edição

Seção

Artigos