Ensino dos conteúdos sobre relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Larissa Anjos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Edna Lindaura Luiz Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p233

Palavras-chave:

Livro didático, Geomorfologia escolar, Educação geográfica.

Resumo

O presente trabalho constitui-se em parte do trabalho de conclusão de curso intitulado Entre montanhas e planícies: análise do tema relevo nos anos finais do ensino fundamental, apresentado para o Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Neste artigo foi discutido o papel do ensino de relevo nas aulas de Geografia na educação básica, mais precisamente nos anos finais do ensino fundamental, através de análises em livros didáticos – referentes aos quatro anos escolares – da coleção Expedições Geográficas, aprovado pelo PNLD de 2017. Primeiramente realizou-se uma discussão teórica acerca do papel do ensino de relevo e do livro didático na educação geográfica e, consequentemente apontou-se algumas análises realizadas nos livros referentes a conceitos, discussões e mapas apresentados nas obras. Através dessas análises foi possível constatar que, mesmo o livro didático sendo um artefato significativo às diferentes escalas do sistema educacional brasileiro, os conteúdos presentes nele possuem pontos a serem discutidos e aprimorados. Esses apontamentos são realizados não com o intuito de desqualificar os livros, mas visando uma educação geográfica que integre as necessidades do mundo contemporâneo e dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Anjos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/FAED/UDESC.

Edna Lindaura Luiz, Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Santos, L. A., & Luiz, E. L. (2019). Ensino dos conteúdos sobre relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 233–248. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p233

Edição

Seção

Artigos