Os legados e rugosidades do ciclo cafeeiro em Cornélio Procópio-PR: uma proposta didático-pedagógica com HQ’S

Autores

  • Jhonatan da Silva Teixeira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Vanessa Maria Ludka Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Sérgio Augusto Pereira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p249

Palavras-chave:

Cornélio Procópio-PR, Ciclo cafeeiro, Legados no território, História em quadrinhos, Material didático-pedagógico

Resumo

O município de Cornélio Procópio possui legados inseridos em sua infraestrutura, como a ferrovia São Paulo-Paraná, a estação ferroviária e os armazéns do IBC. Esses legados deixados pela temporalidade do ciclo cafeeiro demonstram a influência na criação e organização espacial do município, que moldaram seu espaço conforme as necessidades desse ciclo. A presente pesquisa tem como objetivo compreender os principais legados deixados no município de Cornélio Procópio durante o ciclo cafeeiro no Paraná, apresentando uma proposta de material didático-pedagógico com o uso de histórias em quadrinhos. Metodologicamente, este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, pautando-se em autores como Brasil (2014), Wachowicz (2001), Raffestin (1993), Castellar (2005), entre outros, que serviram como embasamento teórico para a discussão e compreensão dos conceitos, além de auxílio na elaboração da história em quadrinhos sobre Cornélio Procópio. Os legados observados diariamente na estrutura social e urbana do município, bem como sua linha férrea, são frutos do ciclo cafeeiro, que trouxe influências para o desenvolvimento do município, expressas em seu território no transcorrer das épocas, que pode ser analisado e compreendido. Nesta perspectiva, a história em quadrinhos auxilia na compreensão de forma lúdica dessas análises.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jhonatan da Silva Teixeira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado Licenciatura em Geografia - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Vanessa Maria Ludka, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professora Substituta na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio.

Sérgio Augusto Pereira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Letras e Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Teixeira, J. da S., Ludka, V. M., & Pereira, S. A. (2019). Os legados e rugosidades do ciclo cafeeiro em Cornélio Procópio-PR: uma proposta didático-pedagógica com HQ’S. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 249–268. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p249

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas