Relação entre o grau de severidade de queimadas e focos de calor no município de São Pedro do Piauí, Brasil

Autores

  • Grenda Juara Alves Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Lucas Almeida Monte Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque Universidade Federal do Piauí - UFPI http://orcid.org/0000-0003-3051-3301

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p9

Palavras-chave:

Queimadas, Focos de calor, Sensoriamento remoto.

Resumo

O estudo objetiva avaliar a relação entre o grau de severidade de queimadas e os focos de calor no município de São Pedro do Piauí, estado do Piauí, a partir do índice espectral NDBR (Índice de Queimada Normalizada), considerando o recorte temporal de 2006 a 2016. Os procedimentos metodológicos contemplam revisão bibliográfica e aquisição da base cartográfica do recorte espacial e temporal da pesquisa. Utilizou-se os registros dos focos de calor obtidos no Banco de Dados de Queimadas (BDQueimadas – INPE) e imagens de satélites obtidas na USGS (United States Geological Survey), dos anos de 2006 e 2016, no intuito de calcular o índice espectral NBR (Índice de Queimada Normalizada). Constatou-se um total de 4.857 focos de calor na área em análise, sendo que há uma predominância dos registros no segundo semestre do ano, particularmente entre os meses de julho a dezembro, sendo que o ápice é o mês de outubro. Ao considerar o índice espectral NDBR, utilizando como referência o mês de agosto de 2006 e 2016, o município de São Pedro do Piauí não teve setores classificados com: alta moderada severidade, alta severidade e nem anomalias, sendo que boa parte do município foi classificada com alta regeneração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grenda Juara Alves Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Lucas Almeida Monte, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Aluno do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Costa, G. J. A., Monte, L. A., & Albuquerque, E. L. S. (2019). Relação entre o grau de severidade de queimadas e focos de calor no município de São Pedro do Piauí, Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 9–26. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p9

Edição

Seção

Artigos