Educação ambiental crítica como instrumento na Política Nacional de Resíduos Sólidos: prática pedagógica na instituição filantrópica Casa do Caminho/PR

Autores

  • Clarissa Gaspar Massi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Política Nacional de Educação Ambiental, Educação ambiental crítica, Práticas pedagógicas.

Resumo

O gerenciamento de resíduos sólidos é um tema discutido pela maioria dos países, especialmente na procura de soluções para sua destinação final. Em busca da melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos, no Brasil foi criada a Lei Federal n. 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, trazendo definições, objetivos, instrumentos e princípios acerca da temática. Na referida lei, encontra-se previsto como importante instrumento a educação ambiental. No Brasil, diversos trabalhos são realizados utilizando a temática de resíduos sólidos, em sua maioria utilizando a concepção da educação ambiental comportamental, trabalhando principalmente a coleta seletiva, a compostagem e a reciclagem. Diante disso, o presente trabalho objetivou desenvolver uma sequência de práticas pedagógicas para promover e consolidar ações de educação ambiental junto às crianças que fazem parte do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na instituição filantrópica Casa do Caminho, localizada em Londrina-PR, em 2016, tomando como foco de ação a problemática dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada foi a investigação/ação, em uma abordagem crítica da educação ambiental com base na prática educativa de Paulo Freire (método dialógico e participativo). Verifica-se, ao final do trabalho, o desenvolvimento de uma visão integrada do meio ambiente e a participação da comunidade, proporcionando melhorias na instituição e a procura de soluções práticas para os problemas referentes aos resíduos sólidos no cotidiano das crianças e mudanças na prática pedagógica e educativa dos educadores sociais. Conclui-se que a educação ambiental, empregando a abordagem crítica, pode contribuir na formação de agentes críticos, capazes de agirem e decidirem, de maneira individual e coletiva, perante os desafios socioambientais que convivem diariamente nos centros urbanos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarissa Gaspar Massi, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa Dinâmica Espaço Ambiental, bolsista CAPES. Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Aluna da especialização em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Centro Universitário Estácio Uniseb. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Estadual de Londrina, Técnico em Meio Ambiente pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Teologia e Ciências- FATEC. Graduada em Direito pela Faculdade Norte Paranaense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Educação Ambiental. Professora convidada do curso de especialização em Direito Ambiental da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Massi, C. G. (2019). Educação ambiental crítica como instrumento na Política Nacional de Resíduos Sólidos: prática pedagógica na instituição filantrópica Casa do Caminho/PR. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 257–258. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/34266

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses