A expansão urbana, o mercado imobiliário e a proliferação dos enclaves residências horizontais no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei (MG)

Autores

  • Jeziel Silveira Silva Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Marcio Roberto Toledo Universidade Federal de São João Del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p97

Palavras-chave:

Condomínios habitacionais fechados, Expansão urbana, Agente imobiliário.

Resumo

A partir de meados dos anos 2000, vem aumentando o número de condomínios horizontais fechados na paisagem urbana, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades. Este artigo analisa o surgimento e consolidação de enclaves fechados, no município de São João del-Rei (MG), através da análise de sua proliferação no sentido norte-nordeste da cidade, no bairro Colônia do Marçal. Além disso, como objetivos específicos, analisa a atuação dos agentes envolvidos, como os donos de terras ou incorporadores do setor imobiliário para a propagação deste modelo de habitação, além de fatores como medo, violência e natureza, que são as principais causas da busca por estes enclaves, principalmente pela classe média e alta. Para a execução da pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos e aplicados questionários para a população residente nesse tipo de habitação, o que permitiu avaliar questões econômicas e de caráter social, que visavam caracterizar e identificar as causas da busca por esse tipo de moradia, a relação entre sua expansão e a ação dos agentes envolvidos, assim como as consequências acarretadas por esse modo de habitar na cidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeziel Silveira Silva, Universidade Federal de São João Del-Rei

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei Campus Tancredo Neves.

Marcio Roberto Toledo, Universidade Federal de São João Del-Rei

Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (MG). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Doutor em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Silva, J. S., & Toledo, M. R. (2019). A expansão urbana, o mercado imobiliário e a proliferação dos enclaves residências horizontais no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei (MG). GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 97–115. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p97

Edição

Seção

Artigos