Risco social na Região Imediata de Campina Grande: subsídios para a compreensão das condições socioambientais

Autores

  • Amanda Alves Queiroga Universidade Federal da Paraíba
  • Maiane Barbalho da Luz Universidade Federal da Paraíba
  • Camila Cunico Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p165

Palavras-chave:

Desastres naturais, Paraíba, Planejamento regional.

Resumo

A ocupação de áreas impróprias à habitação pela parcela mais pobre da população tem ocasionado uma maior exposição desta aos desastres provenientes de fenômenos naturais. O trabalho buscou caracterizar o risco social na Região Imediata de Campina Grande, na Paraíba, com o intuito de fornecer subsídios que auxiliem na gestão e planejamento ambiental da região. Foram integrados indicadores sociais e econômicos (renda per capita mensal abaixo de um salário mínimo, população total e domicílios sem abastecimento de água pela rede geral, entre outros) para elaboração de mapas, de modo a compreender o risco social. Os indicadores foram escolhidos para analisar o contexto social e econômico, além da privação de serviços essenciais. O risco social foi categorizado em “muito baixo”, “baixo”, “moderado”, “alto” e “muito alto”. A parte leste da região apresentou uma maior concentração de municípios de “muito alto” a “alto” risco social. A parte oeste mostrou-se bastante heterogênea, predominando municípios em situação de “baixo” risco social. A pesquisa realizada em escala regional fornece aporte para efetuar novos estudos em uma escala intraurbana, assim os gestores dos municípios poderão obter os resultados como uma contribuição para tomada de decisão, avaliando as áreas mais vulneráveis aos desastres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Alves Queiroga, Universidade Federal da Paraíba

Cursando Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Maiane Barbalho da Luz, Universidade Federal da Paraíba

Cursando Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Camila Cunico, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Geografia - área de concentração Paisagem e Análise Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná.  Professora Adjunta na Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, no curso de graduação em Geografia e em Engenharia Ambiental. 

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Queiroga, A. A., da Luz, M. B., & Cunico, C. (2019). Risco social na Região Imediata de Campina Grande: subsídios para a compreensão das condições socioambientais. GEOGRAFIA (Londrina), 28(1), 165–185. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n1p165

Edição

Seção

Artigos